"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sem vergonha de ser feliz

Terça pela manhã, Avenida Paulista, farol perto do Masp...
...em meio transito, que não é nenhuma novidade, vejo duas cenas que fisgaram o meu olhar pela oposição dos fatos...
...lá estava o vendedor de balas esperando fechar o farol, com seu chinelinho havaiana, bermudão surrado e moleton vermelho...com um bando de saquinhos de balas na mão...lá estava ele, com um sambinha no pé e um largo sorriso nos lábios em pleno chuvisco intenso...
...e do outro lado da Avenida...um rapaz fazendo um ensaio fotografico com uma modelo linda e formosa...cabelos escovados, um belo vestido, magra de dar inveja, tudo em alto estílo ...chingannnndo...esbravejannnndo...tendo um chilique, dando um verdadeiro "piti", com o coitado do fotógrafo que também revidou no mesmo estílo fino...
...não pude deixar de sentir a pobreza e a riqueza dos fatos...
...enquanto a nobreza do luxo virava lixo...a simplicidade da pobreza virou um luxo só...

E isso me levou para um grande artista que é Gonzaguinha...


O Que é, O Que é?
Gonzaguinha

Eu fico com a pureza das respostas das crianças
É a vida, é bonita e é bonita
Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar (e cantar e cantar)a beleza de ser um eterno aprendiz
Ah meu Deus!, eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será
mas isso não impede que eu repita
é bonita, é bonita e é bonita
(simbora todos)

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar (e cantar e cantar) a beleza de ser um eterno aprendiz
eu sei que a vida devia ser bem melhor e será
mas isso não impede que eu repita
é bonita, é bonita e é bonita.

E a vida?
e a vida o que é diga lá, meu irmão?
ela é a batida de um coração?
ela é uma doce ilusão?
mas e a vida?
ela é maravilha ou é sofrimento?
ela é alegria ou lamento?
o que é, o que é meu irmão?

Há quem fale que a vida da gente
é um nada no mundo
é uma gota, é um tempo
que finda num segundo,
há quem fale que é um divino
mistério profundo
é o sopro do Criador
numa atitude repleta de amor
você diz que é luta e prazer;
ele diz que a vida é viver;
ela diz que o melhor é morrer,
pois amada não é
e o verbo sofrer.

Eu só sei que confio na moça
e na moça eu ponho a força da fé
somos nós que fazemos a vida
como der ou puder ou quiser

Sempre desejada
por mais que esteja errada
ninguém quer a morte
só saude e sorte

E a pergunta roda
e a cabeça agita
fico com a pureza da resposta das crianças
é a vida, é bonita e é bonita

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar (e cantar e cantar) a beleza de ser um eterno aprendiz
eu sei que a vida devia ser bem melhor e será
mas isso não impede que eu repita
é bonita, é bonita e é bonita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Li alguns textos do seu blog e gostei da forma como você relata seus pensamentos,é diferente da maioria dos blogs.
abs.
Ciro