"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A LUA QUE EU TE DEI...


Em 4 de fevereiro de 2001, eu estava trabalhando, quando, por acaso, entrei na página do UOL e li a notícia do acidente de Hebert Vianna... comecei a chorar como se eu fosse uma amiga íntima dele, quando a gente é fã de alguém, de certa forma nos tornamos íntimos da pessoa, acho isso bom, é amor incondicional, não conhecemos face a face, mas amamos nossos ídolos...ou pessoas que admiramos. Foi um dia muito difícil aquele...ninguém sabia se ele iria sair com vida daqueles dias...ai chorei...quase todos os dias, até saber que ele estava fora de perigo...e agradeci como se estivesse agradecendo pela minha própria vida...nunca vi um show ao vivo, adoraria...hoje, quando ouço "Os paralamas" sinto uma felicidade imensa de Herbert estar bem. Vindo do trabalho ouvi a música, "A lua que eu te dei"...e como aqui sou (Meia lua, lembrei de como amar é perfeito...sem pedir nada em troca...então o post sobre ele se fez aqui.

Herbert nasceu em João Pessoa, mas devido à vida militar de seu pai, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro. Ao se mudarem para o Rio fundaram os Paralamas (mas alguns consideram os Paralamas parte da "turma de Brasília", como Capital Inicial e Legião Urbana) com o amigo Vital Dias na bateria.

Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música "Vital e Sua Moto", em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI.

Depois de 10 anos de sucesso da banda, Herbert gravou o disco-solo Ê Batumarê (1992). Mais dois seriam gravados, Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000), cheio de participações como Cássia Eller, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.

Herbert namorou por anos Paula Toller, do Kid Abelha, e posteriormente casou com a inglesa Lucy Needham, com quem teve os filhos Luca, Hope e Phoebe.

Herbert desde cedo gostou de pilotar helicópteros e ultraleves. Em 2001, Herbert passou pelo momento mais crítico de sua vida. No dia 4 de fevereiro, sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba, RJ, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, na baía de Angra dos Reis. No acidente, Lucy morreu e Herbert ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma. O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado três álbuns após o acidente: Longo Caminho (2002, preparado antes do acidente), Uns Dias ao Vivo (2004, ao vivo) e Hoje (2005, primeiro de inéditas).

A Lua Que Eu Te Dei
Herbert Vianna
Cantada por Ivete Sangalo

Posso te falar do sonho
Das flores
De como a cidade mudou

Posso te falar do medo
Do meu desejo
Do meu amor

Posso falar da tarde que cai
E aos poucos deixar ver
No céu, a lua
Que um dia eu te dei

Gosto de fechar os olhos
Fugir do medo
De me perder
Posso até perder a hora
Mas sei que já passou das seis

Sei que não há no mundo
Quem possa dizer
Que não é tua
A lua que te eu dei

Pra brilhar por onde você for
Durma bem
Me queira bem meu amor

Nenhum comentário: