"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

SHAKESPEARE

William Shakespeare (23 de abril de 1564 - 23 de abril de 1616). Escritor britânico. Considerado poeta nacional inglês e maior dramaturgo da literatura universal.

Principais obras

A Comédia dos Erros (1592-1593)
  • "A mancha do adultério em mim se alastra. Trago no sangue o crime da luxúria, pois se ambos somos um, e prevaricas, na carne trago todo o teu veneno, por teu contágio me tornando impura".
  • "As queixas venenosas de uma esposa ciumenta são de efeito mais nocivo do que dentada de cachorro louco".
  • "Sem ser provada, a paciência dura".
  • "As mais belas jóias, sem defeito, com o uso o encanto perdem".

Macbeth (1605-1606)

  • "Tens medo de nos atos (...) mostrar-te igual ao que és nos teus anelos?"

O Rei Lear (1605-1606)

  • "A cólera também tem privilégios".

Péricles (1608-1609)

  • "É lícito aspirar ao que não se pode alcançar".

Antônio e Cleópatra (1606-1607)

  • "Pobre é o amor que pode ser contado".
  • "Entre dois beijos abrimos mão de reinos e províncias".

Noite de Reis (1599-1600)

  • "Os amigos me adulam e me fazem de asno, mas meus inimigos me dizem abertamente que o sou, de forma que com os inimigos (...) aprendo a me conhecer e com os amigos me sinto prejudicado".

A Tragédia do Rei Ricardo II (1595-1596)

  • "Nada me deixa tão feliz quanto ter um coração que não se esquece de seus amigos".

Trabalhos de Amor Perdidos (1594-1595)

  • "Chorar velhos amigos que perdemos não é tão proveitoso e saudável como nos alegrarmos pelas novas aquisições de amigos".

Henrique VI (1590-1591)

  • "As águas correm mansamente onde o leito é mais profundo".

As Alegres Comadres de Windsor (1600-1601)

  • "Devemos aceitar o que é impossível deixar de acontecer".

Conto do Inverno (1610-1611)

  • "Se os maridos das esposas infiéis desesperassem, enforcar-se-ia a décima parte da humanidade".

Coriolano (1607-1608)

  • "A adversidade põe à prova os espíritos".

Sonho de uma Noite de Verão (1595-1596)

  • "O amor não vê com os olhos, vê com a mente; por isso é alado, é cego e tão potente".

Como Gostais (1599-1600)

  • "Se não te lembram as menores tolices que o amor te levou a fazer, é que jamais amaste".

O Mercador de Veneza (1596-1597)

  • "Podeis crer-me, senhor: caso eu tivesse tanta carga no mar, a maior parte de minhas afeições navegaria com minhas esperanças. A toda hora folhinhas arrancara de erva, para ver de onde sopra o vento; debruçado nos mapas, sempre, procurara portos, embarcadoiros, rotas, sendo certo que me deixara louco tudo quanto me fizesse apreensivo pela sorte do meu carregamento."
  • "O amor é cego, e os namorados nunca vêem as tolices que praticam".

Tróilo e Cressida (1601-1602)

  • "Nisto (...) é que consiste a monstruosidade do amor: em ser infinita a vontade e limitada a execução; em serem ilimitados os desejos, e o ato, escravo do limite".

Cimbelino (1609-1610)

  • "Os motivos do amor não têm motivo".
(Wikiquote)

Nenhum comentário: