"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

domingo, 27 de janeiro de 2008

Momento Cultural

Mesmo com um final de semana prolongado, não da tempo de fazer tudo o que queremos, este querer inclui tb o descanso, que sobra pouquinho tempo. Neste aniversário de São Paulo, planejei mil coisas, lógico que eu teria que fazer opções e com tantos eventos culturais, que infelizmente estavam em segundo plano para mim por falta de tempo, consegui fazer alguns deles.
Um dos passeios que pude fazer no sábado foi ir a Pinacoteca, muita gente de todo tipo, até quem não tem nunca esta oportunidade por falta de grana estava lá, acho genial promover estes eventos gratuitos.
Não consegui ver tudo por conta da lotação, a sala da Tarsila do Amaral descia escadaria a fora, sem chance, mas deu para dar uma geral e apreciar algumas boas obras...aliás me deparei com uma obra de arte, que está no centro de uma das paredes, sozinha e me fez lembrar alguém, como eu não tinha visto ao vivo e a cores, fiquei apreciando a pintura...
O legal da Pinacoteca é que além do espaço das obras que já é fantástico, lá vc encontra uma praça enorme cheia de esculturas, muito verde ao redor, é tudo de bom, vale passar o dia lá.
Teve tb o show do Jorge Ben Jor, no Museu do Ipiranga, na sexta-feira, estava completamente lotado e como eu dispenso este tumulto de gente, tenho o som que ouço da janela de casa, não vejo mas ouço que tb é legal.

Viva aos projetos culturais gratuitos, deveria ter sempre...


Pinacoteca do Estado

Eliana Rodrigues/www.saopaulo.sp.gov.br

O prédio ocupado pela Pinacoteca do Estado foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos para construir as cidades que se enriqueciam com o café. Com paredes de tijolos não revestidos e amplas janelas incorporadas ao referencial urbano, a Pinacoteca passou por uma grande reforma durante o governo Mário Covas, e, hoje, em seus salões restaurados, pátios internos cobertos, telhado recuperado, iluminação específica e adequada, abriga importantes exposições, como as que realizou com as obras de Rodin e de Miró. O museu tem um perfil muito definido da arte brasileira do século XIX até a contemporânea. Seu acervo tem cerca de 4 mil peças, e é significativo, especialmente para São Paulo, uma vez que reúne trabalhos de artistas paulistas, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O Pavilhão das Artes, localizado no Parque do Ibirapuera, também faz parte da Pinacoteca e abriga exposições de grande importância artística.

Nenhum comentário: