"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

domingo, 13 de janeiro de 2008

Fatias do tempo

Estava eu baixando algumas músicas da internet e acabei encontrando “Riacho doce”, de Danilo Caymmi, tema da minissérie da Globo de 1990. Não perdi nenhum capítulo e até hoje adoro esta música, me traz grandes lembraças, uma época muito boa...ai...o tempo...e lá vai o tempo
A TV Globo já fez grandes minisséries, as que eu acompanhei inteiras foram: Anos Dourados, Anos Rebeldes, A Casa das Sete Mulheres, Chiquinha Gonzaga, Os Maias, O Tempo e o Vento, Presença de Anita e uma das preferidas, Riacho doce...tem muito mais minisséries, mas estas foram as que me prenderam e me trazem fatias do tempo que nunca se desfazem...ai me dei conta que este ano a Globo não fez nenhuma minissérie, será contenção, ou o Big Brother é a melhor programação da Globo hoje em dia???


Riacho doce
Minissérie exibida pela Rede Globo nos dias de 31 de julho a 5 de outubro de 1990 com duração de 40 capítulos. Escrita por Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn e direção de Paulo Ubiratan, Reynaldo Boury e Luis Fernando Carvalho. Baseado no romance homônimo de José Lins do Rego.

Trama
Riacho Doce é um pequeno lugarejo litorâneo do Nordeste, é liderado por Vó Manuela, mulher mística e poderosa que exerce total domínio sobre o seu neto Nô. O rapaz tem o corpo “fechado” para o amor de qualquer mulher, e todas que dele se aproximam se suicidam ou acabam amaldiçoadas. No entanto a chegada do casal catarinense Eduarda e Carlos em Riacho Doce muda a vida de Nô.

O casal sulista vem para a pequena vila de pescadores porque Carlos quer resgatar a carga de um navio afundado, o que provoca suspeita entre os moradores do local. Eduarda, que passara por diversas crises existenciais, descobre em Riacho Doce uma nova forma de encarar a vida, sobretudo porque se apaixona por Nô. Desafiando os poderes e a autoridade da Vó Manuela, Nô se envolve com Eduarda.

O Bem E O Mal
Danilo Caymmi

Eu guardo em mim
dois corações
um que é do mar
um das paixões
um canto doce
um cheiro de tem...poral
eu guardo em mim
um deus, um louco, um santo
um bem e um mal
eu guardo em mim
tantas canções
de tanto mar
tantas manhãs
encanto doce
o cheiro de um vendaval
guardo em mim
o deus, o louco, o santo
o bem, o mal

Nenhum comentário: