"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

“Da vó do sítio...pra vó do Dito”

Aos domingos, quando eu tinha mais ou menos uns 6 ou 7 anos, sempre ia almoçar na casa dos meus avós por parte de pai, onde eu tinha na minha cabeça como identificação, “a vó do sítio”, (chamava assim porque alguém, talvez meu pai, havia dito que eles tiveram um sítio antes de eu nascer) e lá no final da tarde, íamos tomar lanche na casa de meus avós por parte da mãe. Estes eu identificava como, “a vó do Dito”, (Dito era o diminutivo do nome de um tio, irmão de minha mãe, que era muito amigo de meu pai). Eu ficava aflita para ir embora, afinal, eu sempre fazia isso e quase não parava em casa nos finais de semana, além disso, tinha que ficar na sala de minha avó assistindo Silvio Santos...show de calouros...Blá! Em algum momento, alguém, talvez meu avô, levantava do sofá e mudava para o canal 5 (Globo), para ver o Fantástico...muitas vezes, durante o programa, lá estavam eles em algum vídeo...”Secos & Molhados”...um conjunto completamente inovador para a época...e com apenas 6 anos, eu simplesmente adorava vê-los...era o que salvava o meu domingão...Eles foram um dos maiores fenômenos musicais do Brasil.

Hoje, si
nto saudades....muitas saudades...a maioria das pessoas que me acompanhavam naquelas noites...partiram...Só restam as lembranças...que são muito boas! Estas, nem o tempo pode apagar...*-*

O post de hoje vai para “Secos & Molhados”, que ainda sou fã... matei a saudade vendo novamente os vídeos...


Endereço dos vídeos que mais assistia na época, adorava o “O Gato Preto” e "Live 1973":
http://www.youtube.com/watch?v=dDjq5Z_luKY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=mrJgYwIlG0Y&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=HK_msOCc0II&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wIyvM9Ce7mM&feature=related

Secos & Molhados
É um conjunto musical brasileiro, criado pelo compositor João Ricardo em 1971. Músicas do folclore português, como "O Vira", misturadas com a poesia de Cassiano Ricardo, João Apolinário, Vinícius de Moraes e Fernando Pessoa. Sua formação inicial era composta por: João Ricardo (violão de doze cordas e gaita), Fred (bongô) e Antônio Carlos, ou Pitoco, como é mais conhecido.
O som completamente diferente à época, fez com que o Kurtisso Negro de propriedade de Peter Thomas, Oswaldo Spiritus e Luiz Antonio Machado no bairro do Bixiga, em São Paulo, local onde o grupo se apresentava, fosse visitado por muitas pessoas, interessadas em conhecer o grupo. Entre os “curiosos” estava a cantora e compositora Luli, com quem João Ricardo fez alguns dos maiores sucessos já gravados no Brasil ("O Vira" e "Fala").

História
Fred e Pitoco, em julho de 1971, resolvem seguir carreira solo e João Ricardo sai à procura de um vocalista. Por indicação de Luli, conhece Ney Matogrosso, que muda-se do Rio de Janeiro para São Paulo. Depois de alguns meses, Gerson Conrad, vizinho de João Ricardo, é incorporado ao grupo. O Secos & Molhados começa a ensaiar e depois de um ano se apresenta no teatro do Meio, do Ruth Escobar, que virou um misto de bar-restaurante chamado "Casa de Badalação e Tédio".
No dia 23 de maio de 1973, o grupo entra no estúdio "Prova" para gravar - em sessões de seis horas ao dia, por quinze dias, em quatro canais – seu primeiro disco, que vendeu mais de 300 mil cópias em apenas dois meses, atingindo um milhão de cópias em pouco tempo.
Os Secos & Molhados se tornaram um dos maiores fenômenos da música popular brasileira, batendo todos os recordes de vendagens de discos e público. Em fevereiro de 1974, fazem um concerto no Maracanãzinho que bateu todos os índices de público jamais visto no Brasil. Em agosto do mesmo ano, é lançado o segundo disco e João Ricardo decide reciclar os integrantes da banda. Em maio de 1978, João Ricardo lança o terceiro disco dos Secos & Molhados com Lili Rodrigues, Wander Taffo, Gel Fernandes e João Ascensão. Surge mais um sucesso do grupo, "Que Fim Levaram Todas as Flores?", canção mais executada no Brasil naquele ano.
Agosto de 1980, junto com os irmãos Lempé - César e Roberto – o Secos & Molhados lança o quinto disco . A quinta formação do grupo nasce no dia 30 de junho de 1987, com o enigmático Totô Braxil, em um concerto no Palace, em São Paulo. Em maio de 1988 sai o álbum "A Volta do Gato Preto".
Simplesmente sozinho, em 1999, João Ricardo lança "Teatro?" mostrando definitivamente a marca do criador dos Secos e Molhados.
Wikipédia

Para encerrar esta noite de recordações, nada melhor que encontrar Vinícius, meu grande poeta, na voz de Secos & Molhados...

Rosa de Hiroshima
Secos E Molhados
Vinícius de Morais


Pense nas crianças mudas telepáticas
Pense nas meninas cegas inexatas
Pense nas mulheres, rotas alteradas
Pense nas feridas como rosas cálidas
Mas Só não se esqueça da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima, a rosa hereditária
A rosa radiotiva, estúpida inválida
A rosa com cirrose a anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume, sem rosa, sem nada

Nenhum comentário: