"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

PERTO DEMAIS (CLOSER)

Closer é um filme de 2004 dirigido por Mike Nichols e escrito por Patrick Marber, que também escreveu a peça de teatro homônima na qual o filme foi baseado. Estrelando Julia Roberts, Clive Owen, Natalie Portman e Jude Law em uma história envolvendo infidelidade, intimidade e sacrifício. O filme utiliza-se de vários trechos da ópera Così fan tutte de Mozart como música incidental.

Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida que conhece e seduz Dan (Jude Law) um jornalista sem sucesso tentando lançar um livro; os dois tem um rápido envolvimento. Anna conhece Larry (Clive Owen) de uma forma no mínimo inusitada e se casa com ele. Dan mantém um caso com Anna mesmo depois do casamento e usa Alice (Natlie Portman) como musa inspiradora. Um filme incrível marcado por saltos no tempo, muito ritmo, diálogos bem formulados e executados, atuações impecáveis e chocantes e um grande choque de realidade.

A resposta em "Closer", se é que há uma, é que no momento em que pararmos de idealizar romances, poderemos realmente desfrutar de quem está ao seu lado, realmente descobrir as pessoas com quem vivemos e, portanto, nossos relacionamentos. O filme acaba se tornando um conto sobre duas pessoas que acabam descobrindo o valor do que tem, duas que acabam se perdendo e onde as verdades nada valem. "Closer" é perfeitamente cruel, verdadeiro, revela a hipocrisia dos relacionamentos modernos sem pregar soluções (as perguntas feitas acima permanecerão sem respostas), mas indicando onde a sociedade deslumbrada pelas belezas do sexo enfurnou a conexão espiritual com outro ser humano: atrás das caixas de papelão de um sótão empoeirado. "Closer" é um tapa na cara de quem usa o cinema como combustível para fantasias escapistas de romances maravilhosos. Não é que o amor não exista, mas é inegável que "Closer" advoga muito bem a afirmação contrária. (Bernardo Krivochein)


Dido - Closer (tradução)
Deixe seu taxi esperando
Volte feche a porta
E sente bem onde você estava sentado
Bem mais perto do que antes

Quando você parece sério
Isso só me faz te querer mais
E eu tenho pensado em te dizer

Quanto mais perto você chega, melhor eu me sinto
Quanto mais perto você esta, mais eu vejo
Por que todos dizem que pareço feliz quando você esta
por perto?
Se quanto mais perto você chega, melhor eu me sinto

E sim eu sei que você esta nervoso
Nunca te vi tão inseguro
Você nem tocou no jantar
E você esta bebendo mais e mais

E não é preciso se preocupar
Tenha tempo eu estarei sempre aqui
E eu estou querendo te dizer

Quanto mais perto você chega, melhor eu me sinto
Quanto mais perto você esta, mais eu vejo
Por que todos dizem que pareço feliz quando você esta
por perto?

Estamos andando em círculo por horas
Estamos tristes essa noite
A espera acabou e agora é fácil
Tudo esta bem

Quanto mais perto você chega, melhor eu me sinto
Quanto mais perto você esta, mais eu entendo
Por que todos dizem que pareço feliz
Quando você esta por perto

Quanto melhor eu me sinto, mais perto você chega
Quanto melhor você vê, mais perto você esta
Então melhor eu entendo porque todos dizem.

Nenhum comentário: