"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

domingo, 9 de dezembro de 2007

Da Viola ao Bandoneón

No post anterior falei de violas e de repente, saltei para o bandoneón...é mais ou menos o que faço com a vida...
Amo Tango, já fui duas vezes para a Argentina para ver e ouvir...
Amo Piazzolla, sua música é rica e sensual...
Eu estava trabalhando em pleno domingo, tava bem chato, podem acreditar, mas ai me deu um estálo...vou baixar músicas de Astor Piazzolla...quanto tempo não ouço um bom tango...ai foi tudo de bom, até o sorriso apareceu nos meus lábios sérios e cansados e pude ir dormir com está alegria rondando meus sonhos...e ele se fez com Adiós Nonino...entre outras...

O bandoneón é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina, utilizado principalmente na Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. O executante do bandoneón é chamado de bandoneonista.


Astor Pantaleón Piazzolla

Nascido no dia 11 de março de 1921 na cidade de Mar del Plata, passou a infância entre Buenos Aires e Nova York - mais na segunda cidade que na primeira. Começou a estudar música aos 9 anos nos Estados Unidos, dando continuidade em Buenos Aires e na Europa. Em 1935 teve um encontro quase místico com Carlos Gardel, ao participar como extra no filme El Día que me Quieras.

Sua carreira começa verdadeiramente quando decide participar como bandoneonista na orquestra de Aníbal Troilo. Em 1952 ganha uma bolsa do governo francês para estudar com a legendária Nadia Boulanger, quem o incentivou a seguir seu próprio estilo. Em 1955, de volta a casa, Astor forma o Octeto Buenos Aires. Sua seleção de músicos - em uma experiência similar à jazzística norte-americana de Gerry Mulligan - termina delineando arranjos atrevidos e timbres pouco habituais para o tango, como a introdução de guitarra.

A música de Astor Piazzolla é sem dúvida uma das maiores expressões artísticas que a Argentina já deu ao mundo. Incorporando ao tango um pouco de jazz e um pouco de música clássica, Piazzolla conseguiu um resultado formidável e ao mesmo tempo inovador, sofisticando esse ritmo portenho e revolucionando seus conceitos.

Nenhum comentário: