"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

sexta-feira, 14 de março de 2008

O som da vida...

Dos instrumentos de corda, o que mais me atrai é o som do Cello.
Quando tinha 13 anos, completamente fã deste instrumento, me inscrevi no teste para entrar na escola Municipal de Música, onde você poderia escolher tb um segundo instrumento caso não entrasse na primeira opção. Como eu adorava o violoncelo, a segunda opção ficou para o violino.
O teste foi no teatro Cultura, completamente lotado, percebi que não iria rolar uma aprovação no meio de tanta gente, mas não desisti e enfrentei aquele desafio...lógico, não passei...com mais de 200 pessoas inscritas, só faram selecionadas 30..
Bom, não fiquei triste, eu era uma garotinha sonhadora (não sou mais uma garotinha, mesmo assim continuo muito sonhadora) e como não deu para viver este mundo clássico, caí de cabeça no roque e acabei montando um conjunto, que no mundo dos Beatles fez o maior sucesso, não por tocarmos tão bem não, éramos mais ou menos... masssss... mulheres, adolescentes e carismáticas tirando o mercado dos meninos que copiavam os beatles... todos queriam ver as "Fields".
Wikipédia

O post de hoje é para o meu instrumento preferido, antes da guitarra...claro!...*-*

Violoncelo

O violoncelo, é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Possui quatro cordas e se diferencia dos outros instrumentos pelo tamanho grande, fazendo com que tenha que se apoiar ao chão por meio do espigão, uma haste de metal em sua extremidade.

A primeira citação sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Seu antecendente é a viola da gamba, ou viola-de-perna. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.

A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.

Para tocá-lo, o músico deve estar sentado, com o instrumento entre os joelhos. As quatro cordas são afinadas em Dó, Sol, Ré e Lá, como na viola, mas uma oitava mais grave. As composições para violoncelo são escritas fundamentalmente na clave de Fá na quarta linha. O alcance do violoncelo é de duas oitavas abaixo do dó médio(Dó1).

Sua sonoridade é considerada bastante expressiva, sendo conhecido como o "rei" dos instrumentos de cordas. Entretanto, seu uso está mais presente na música erudita. As grandes orquestras utilizam entre oito e doze instrumentistas de violoncelo no naipe.

Nenhum comentário: