"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA

Para quem gosta deste romance como eu gosto...

História e ficção se misturam no aclamadíssimo romance Moça com Brinco de Pérola, de Tracy Chevalier, que permaneceu 50 semanas na lista dos dez maiores best-sellers da Publishers Weeklye do New York Time Book Review.

«Um romance que transcende a sua época e lugar.»

A sociedade de Delft, na Holanda do séc. XVII, é bastante rigorosa, separa ricos de pobres, cristãos e protestantes, e patrões e criados. Quando Griet, uma menina de 16 anos, vai trabalhar como criada na casa do mais importante pintor da cidade, espera-se que esta saiba o seu lugar. Mas na casa de Johannes Vermeer, dominada por sua esposa geniosa e pela sogra dominadora, a jovem logo desperta a atenção do patrão. Cativado pelo seu jeito quieto, intuição e fascínio pela arte, Vermeer leva-a aos poucos para o seu mundo - um lugar calmo, de cor exótica e luz ofuscante, sombras que mudam e uma beleza inimaginável. O que ninguém suspeita, devido ao jeito calmo de Griet, é que o seu fascínio pelos quadros de Vermeer irá levá-la ao mundo particular do pintor. E, ao se tornar testemunha do processo criativo do grande mestre, sua paixão reprimida será o catalisador de um escândalo que atingirá em cheio a cidade e mudará irrevogavelmente a sua vida.

O célebre pintor holandês Johannes Vermeer pintou uma moça de turbante e brinco de pérola. Esse famoso quadro, Moça com Brinco de Pérola, tem sido chamado de a Mona Lisa holandesa e é considerado por muitos especialistas em arte a obra-prima do pintor.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Vermeer)

2 comentários:

Anamaria do Val disse...

Não li o livro, talvez por isso tenha gostado tanto do filme,especialmente a fotografia, o filme todo tem aquela luz dos pintores holandeses e a atriz que encontraram pra personificar a criada é perfeita! Recentemente vi Scoop, do Woody Allen e lá estava ela, é a Scarllet Johansson, maravilhosa e engraçadíssima!

Cmoon... disse...

Aninha...eu tb gostei do filme e da fotografia, mas o livro é muito melhor, é descritivo ao ponto de vc visualizar as cores e sentir o cheiro das coisas, li 2 vezes...obrigada pelo comentário...*-*