"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

sábado, 24 de novembro de 2007

Cinema Paradiso


Nuovo Cinema Paradiso é um filme italiano de 1989, do gênero drama, escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore.





"Dia desses, estava eu navegando na internet e busquei pelo filme Cinema Paradiso, fiz uma leitura rápida de tudo que achei sobre o filme e relembrei as cenas fantásticas, a atuação dos personagens e a música que me fez chorar.
Considero um dos melhores filmes estrangeiros que já vi.
Uma das coisas que me atrai muito, é a identidade que ele cria com o público... é próximo da nossa ralidade, tem vida e personalidade marcante".

Sinopse

Salvatore di Vita é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia, e fazia companhia a Alfredo, o projecionista. E ali Totó aprendeu a amar o cinema.


Após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro da cidade, Totó deixa a cidade e vai para Roma, só retornarnando trinta anos depois, por causa da morte de Alfredo.






Curiosidade

A intenção do diretor Giuseppe Tornatore com este filme era a de que ele fosse um obituário para as salas tradicionais de cinema e a indústria cinematográfica em geral, mas depois do sucesso que o filme alcançou, ele nunca mais tocou nesse assunto.

Nenhum comentário: