"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

terça-feira, 6 de novembro de 2007

"AFETO"

Hoje, eu vinha para casa ouvindo uma música no mp3 que me "tocou", uma relação bem direta com a música que toca...ela toca e eu me "tóco" ... ficamos íntimas...esta música e eu...nem conheço direito a banda, são os Maroon 5 (Goodnight, goodnight), uma das poucas músicas que gostei deles...porém esta é diferente...me leva direto ao afeto...
Sentimento forte...fui verificar no dicionário para ver o que está errado...
Definições encontradas para afeto:
1- Sentimento terno de adesão ger. por uma pessoa ou um animal; afeição
2- Afinidade, ligação espiritual terna em relação a alguém ou a algo
3- Derivação: por metonímia. o objeto dessa afeição
4- Reação de agrado ou desagrado com relação a algo ou alguém; simpatia ou antipatia
5- Atitude ou maneira ostensiva de agir; ausência de naturalidade; afetação, fingimento
6-Sentimento ou emoção em diferentes graus de complexidade, p.ex., amizade, amor, ira, paixão etc.
7-Estado, limitado no tempo, provocado por estímulos externos ou por representações, acompanhado de certo grau de tensão e composto de sentimentos particulares
8-Descarga emocional breve, violenta, disparada por impressões externas, por representações ou por uma estase afetiva, que se acompanha de sinais claros e visíveis de excitação, e freq. de uma diminuição do controle do comportamento
9-Expressão qualitativa da quantidade de energia das pulsões e das suas variações
[Para Freud, os afetos seriam reproduções de acontecimentos antigos de importância vital e, eventualmente, pré-individuais.]
10-Dinâmica ou qualidade essencial de uma emoção; energia de uma emoção
****
Eu poderia inumerar mais um monte de significados, mas cheguei a uma triste conclusão...estou cheia de "AFETO"...tanto no sentido de "saco cheio" de estar assim, pois me deixa triste, como no sentido de plenitude, de realização, de estar viva, de estar alegre e tb triste...e a música continuou tocando dentro de mim...e percebi este "alguém" que é sitado tanto nas definições do afeto...já é tarde...e pensei... "Goodnight, goodnight"...*-*

Nenhum comentário: