"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

sábado, 4 de outubro de 2008

SIMBOLISMO


Ismália, é um dos poemas ricos do Simbolismo, escrito pelo grandioso poeta mineiro, Alphonsus Henriques da Costa Guimaraens, principal representante desta fase literária no Brasil.
Estes poetas se tornavam tão implacáveis em seus escritos por serem protegidos em seu Lema – Um poeta simbolista não diz nada, apenas sugeri...me identifico e aprecio muito os poemas desta fase literária e o poema, Ismália, é um dos meus favoritos...


Ismália
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava longe do céu...
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar. . .
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma, subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...

Nenhum comentário: