"Tudo começou pelo olhar. Foi nos meus olhos que o amor começou...Eu só tinha aquilo que meus olhos ofereciam: uma imagem. Imagens são criaturas de luz. Foi isto que meus olhos viram, foi isto que amei..." [Rubem Alves]

quarta-feira, 21 de abril de 2010

SOBRE O AMOR...

Mais figuras ilustres estão por aqui hoje...e falando de amor...
Os poetas nos falam sobre o amor das mais diversas formas que podemos encontrar no sentir, pois querem contar o que muitos não percebem...ou não compreendem...ou simplesmente não tem tempo... Achamos que sabemos amar, mas pouco falamos de amor!

"Ninguém a outro ama, senão que ama
O que de si há nele..."
[Ricardo reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa]

"Nosso coração está cheio de saudades...",
diz Rubem Alves e complementa...Saudade é a presença de uma ausência, um vazio que dói. Depois ilustra sua saudade citando Álvaro de Campos...

Minha dor é inútil
Como uma gaiola numa terra onde não há aves,
E minha dor é silenciosa e triste
Como a parte da praia onde o mar não chega.
[...]
Dá-me das tuas rosas e dos teus lírios,
Dá-me rosas, rosas,
E lírios também..
[...]
Mas por mais rosas e lírios que me dês,
Eu nunca acharei que a vida é bastante.
Faltar-me-á sempre qualquer coisa...

Nosso pecado original não é moral. É o vazio dolorido que mora em nós. Vivemos a vida toda à procura de algo que preencherá esse vazio e nos completará. Quando isso parece acontecer, como na experiência do apaixonado, encontramos a felicidade. Estamos completos. Mas o que é isso que encontramos — ou imaginamos encontrar?

[Trecho do livro Cantos do Pássaro Encantado de Rubem Alves]

Nenhum comentário: